Home
  Projeto
  Felinos silvestres
  Abrangência
  Unidade de Conservação
  Educação Ambiental
  Acompanhe a Pesquisa
  Equipe
  Links
  Contato
   
   
   
   
   
 

A primavera nos campos de cima da serra geral.

Marcada pela mudança e renascimento a primavera é a estação tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestre. Nos campos naturais da Reserva do Aguaí, essa estação ganha cor e ainda mais vida, com os tons vibrantes de orquídeas, arbustos e plantas rasteiras.

Nesta época do ano, a presença da fauna é mais intensa, aves migratórias chegam para se alimentar e se reproduzir, sapos e rãs se reúnem numa verdadeira orquestra e com muita sorte é possível deparar-se com algumas espécies de mamíferos. Em meio a esse visual realizamos mais uma campanha sazonal no entorno da reserva.

Assim que chegamos á área estudo, a primeira notícia que recebemos dos moradores foi o relato da recente visita do Puma (Puma concolor). Mais uma vez, o animal não foi avistado, porém deixou fortes vestígios e prejuízos a dois moradores que perderam mais de cinco ovelhas predadas pelo felino. Fomos até a casa de um deles e de lá, fomos então averiguar o local onde o puma (Puma concolor) deixou os vestígios. No bosque, encontramos apenas a carcaça e os pêlos das ovelhas espalhados por todos os lados. Segundo relato do Sr. Luiz, não é a primeira vez que isso acontece na fazenda e o que ele percebe é que o animal está presente normalmente nos mês de Outubro e Novembro, quando ele pressupõe que as fêmeas estejam no período de reprodução. Para ele, o animal parece ser invisível, pois durante toda a sua vida nunca conseguiu avistá-lo. Além do felino silvestre, outro mamífero que marcou presença nesta campanha foi o graxaim-do-campo(Lycalopex gymnocercus), flagrado por nossas câmeras fotográficas. Dentre outros animais, foram registrados aves e anfíbios, resultando numa impressionante riqueza de espécies.



w
Rio Pulpito cortando os campos.

w
Andorinhão-velho-da-cascata(Cypseloides senex)


Glandularia cf. pulchella , espécie tipicamente sul-americana, ocorrendo no sul do Brasil, Uruguai e na região central e oriental da Argentina.

e
Brinco-de-princesa(Fuchsia regia) nativa de regiões de altitude do Brasil, destaca-se por apreciar climas frios e tolerar geadas.

w

w

w

w

w

w
Orquídea (Sophronitis coccinea) necessita de muita umidade para se desenvolver, encontrada em altitudes superiores a 700m.

w
Perereca-listrada(Hypsiboas leptolineatus) possui um canto trinado semelhante ao dos grilos.

w
Anfíbio com apenas 1cm de comprimento.

w
Sapinho-de-barriga-vermelha(Melanophryniscus simplex)

w
Utilizando a tanatose ou seja a capacidade de se fingir de morto para afastar predadores.

w
Graxaim-do-campo (Lycalopex gymnocercus) é um dos maiores predadores de pequenos roedores dos campos e, provavelmente, sua extinção levaria a um aumento acentuado na quantidade desses roedores.

w
Restos mortais de ovelha abatida pelo Puma.